domingo, 14 de agosto de 2011

Apenas Mat Pilates!


Um pouco sobre Mat Piltates...e para quem não sabe ainda o que é mat pilates: é o pilates praticado no solo...com auxílio ou não de bola, elástico, peso, rolo, círculo mágico...e outros! Neste texto, encontrei a resposta para a pergunta de muitas de minhas alunas, que pode ser dúvida de outras pessoas e é a seguinte: "Porque você passa poucas repetições? Eu fazia pilates em aparelhos e fazia 3 séries de 10...!" E como eu sempre digo: o mat pilates é muito mais pesado que o pilates aparelho, portanto, 10 repetições bastam! Mas é claro que pode-se também fazer 3 séries de 10 repetições, dependendo do exercício e da capacidade da aluna!





*Texto retirado do site Jornal da Manhã* 

Conforme explica Tânia Mara Tiveron Borges, instrutora da técnica, o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional.
A única diferença é que no Mat Pilates não se usa o aparelho, mas pode ser realizado com a ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos. Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo. Assim, os praticantes conseguem diversos benefícios com as aulas.
A primeira vantagem obtida com as sessões e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. “No dia a dia, as pessoas saem muito desse centro, descompensando o corpo. A pessoa começa a se ‘entortar’ e fica pendente para um lado, o que acaba sobrecarregando mais os músculos de um lado do corpo, e a coluna, por si só, entorta”, relata a professora. Ela acrescenta que é desse processo que surgem as pequenas dores, como na lombar, no pé e no joelho.
Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.  
De outro lado, em longo prazo (em média, a partir de dois meses da prática do Mat Pilates), a instrutora garante que o praticante obtém ainda conquistas estéticas, como definição de silhueta e abdômen, e melhora de celulite. “Ao trabalhar conjuntamente alongamento e tônus, os músculos ficam definidos e equilibrados, sem aumento de volume”, ressalta.
O trabalho de Mat Pilates pode ser direcionado para todas as idades, desde crianças a partir de sete anos até mesmo pela turminha da terceira idade, porque os exercícios são suaves e realizados sem impacto. “É um exercício muito bom para os idosos, porque oferece, além de maior agilidade, benefícios nas articulações (em caso de artrose) e proteção da estrutura óssea”, informa Tânia.
Além disso, a professora conta que os exercícios trabalham os músculos, mas não levam o aluno à exaustão. “Enquanto em uma aula convencional deve-se praticar três séries de 30, com o Mat Pilates, é uma série de 10. São praticadas menos repetições, mas com mais consciência, com mais perfeição”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário