sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pilates!!!

Hoje vim falar um pouco do método pilates...e espero tirar algumas dúvidas de vocês!

O método Pilates foi criado pelo alemão, Joseph Pilates, que teve seu primeiro Estúdio de Pilates em Nova Iorque no ano de 1923. Este trabalho só teve repercurssão por volta dos anos 40, principalmente entre dançarinos. Aos 87 anos, Joseph Pilates faleceu e, como não tinha herdeiros, sua esposa assumiu o Estúdio de Pilates. Na década de 70, sua esposa passou a direção para uma antiga aluna. Desde então, outros alunos de Joseph Pilates começaram a montar Estúdios de Pilates, trazendo inovação e avanço para o trabalho de 'Pilates'. Estes ex-alunos fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates!
E o método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica Pilates. Em 1991, Alice criou o primeiro estúdio brasileiro de pilates.

E graças ao Joseph Pilates e a Alice Becker Denovaro que hoje temos, nas clínicas e academias mais próximas de nossas casas, uma sala ou estúdio de pilates...  :o)

Para quem pratica ou quer praticar o pilates, é muito importante conhecer os príncípios da técnica. São eles:

- Concentração: Mind-Body conection. Que seria a ligação que temos mente-corpo, onde o corpo obedece o que a mente informa. Se você não concentra, não consegue realizar muitos dos exercícios. É preciso pensar e imaginar a execução do movimento para concluir a mesma.

- Respiração: É trabalhada a respiração fisiológica, normal. Mas é importante lembrar que nem todos respiram de forma fisiológica. Alguns respiram 'puxando o ar lá pra cima, enchedo o peito', outros já 'puxam o ar pra barriga, estufando a barriga'...e qual é a respiração certa então??? É aquela que você consegue afastar as costelas. Aumentando para os lados e para trás o tórax...nunca para cima ou para diafragma ('barriga'). Coloque suas mãos nas costelas (lateral do tórax) e cruze os dedos no centro. Ao respirar, sinta seus dedos afastando do centro quando inspira (puxa o ar) e voltando ao centro quando expira (solta o ar). FOTO.

E quando eu inspiro ou expiro??? Geralmente as expirações são feitas durante o esforço. 

Exemplo: Naquele exercício comum chamado 'abdominal' (que todo mundo conhece e faz em academias), você inspira pelo nariz em repouso, solta o ar pela boca enquanto sobe e contrai a musculatura do abdomen e retorna para posição inicial inspirando novamente. Ou então, inspira em repouso, contrai expirando, para lá em cima e inspira novamente, retornando com a inspiração. Lembrando que o momento de inspirar e expirar não são tão importantes quanto o próximo passo e a respiração fisiológica!!!

O treino da respiração fisiológica pode se feito em qualquer posição!


- Centrando: Também chamado de CORE ou POWER HOUSE. Mas o que é isso??? É a contração do transverso do abdômen. Sabe quando a calça jeans está apertada e o zíper não fecha??? Aí você 'murcha' aquele pedacinho inferior da barriga pra conseguir fechar o zíper?? Então, você está contraindo o transverso do abdômen...E pra que??? Ele é muito muito muito importante para proteger a coluna. Em conjunto com outros músculos, ele age como um cinturão pélvico, que vai estabilizar sua coluna! Então contraia o transverso do abdomen sempre que estiver fazendo algum exercício ou esforço. Também podem fazer aquela 'forcinha de segurar o xixi'...também contrai o transverso!!!

- Controle: Não deve ocorrer excesso de movimento. Se existe hipermobilidade ou rigidez, tudo isso será corrigido!

- Movimento fluído: Os movimentos devem fluir levemente, com harmonia. O mais natural e dinâmico possível. Não são movimentos como os da musculação que você faz 10 e para. No pilates você movimenta como um ciclo.

- Isolamento integrado: Os exercícios são divididos em etapas...e assim que vc faz um, associamos ao outro. Exemplo: Primeiro ensino o movimento das pernas (sem os pés) e assim que você consegue realizar sem erros, acrescento o movimento dos pés...ou braços.

- Rotina: Para ter benefícios com o método pilates, como em toda atividade física, é necessário seguir uma rotina. Quanto mais você treina, mais facilidade terá de realizar os movimentos e mais o instrutor terá que difucultar seu nível. Pode ser feito todos os dias e associado com outros exercícios, como musculação, spinning, jump, caminhada, corrida....ou qualquer outro, desde que você utilize os princípios do pilates para todas as atividades que desejar fazer. Cientificamente falando: um dia na semana não faz efeito. Porém, falando a minha opinião: mais vale um dia de atividade na semana que nenhuma! É melhor exercitar um pouquinho que ser sedentário!!!

Espero que tenham aprendido um pouco sobre o método!



   Foto Poster do APPI - Australian Physioterapy & Pilates Institute - o curso que fiz foi dado por Nikki, instrutora australiana do APPI de Londres. Aos fisioterapeutas: eu indico!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Estatuto do Idoso...

Confirmado pelo CENSO 2010 que o Brasil está envelhecendo, graças ao aumento da expectativa de vida (+ de 70 anos)  e a redução da taxa da fecundidade (famílias com números menores de filhos). Com as pessoas vivendo por mais tempo e chegando aos 70, 80, 90 anos, aumenta também a incapacidade funcional, as dificuldades para realização das atividades do dia a dia e, nessa hora, percebemos que infelizmente nosso país ainda não está educado e adaptado completamente para acolher de maneira digna nossos idosos. Sim! Eles precisam de mais atenção e cuidado.

E falando dos idosos...é...tem o Estatuto criado só pra eles sim!!! Afinal eles tem todo o direito!!!
Vamos dar uma olhada em um pedacinho dele???


"Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.


          Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
I - atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados
prestadores de serviços à população;
II - preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
III - destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
IV - viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com
as demais gerações;
V - priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria
sobrevivência;
VI - capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
VII - estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter
educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
VIII - garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
Art. 4.º Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência,
crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na
forma da lei.
         § 1.º É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.
         § 2.º As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos
princípios por ela adotados.
Art. 5.º A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa
física ou jurídica nos termos da lei.
Art. 6.º Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de
violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.
Art. 7.º Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, previstos na Lei n.° 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos do idoso, definidos nesta Lei."
Confira também o que é um crime contra o idoso e qual a punição. Este quadro foi publicado no Folha.com em stembro de 2003.



E quem tiver interesse de conferir mais em  Estatuto do Idoso

Fisioterapia geriátrica e gerontológica?!?! o Que é isso???

Muita gente me pergunta:" Fisioterapeuta geriátrica??? Mexe com que?" ...e eu sempre respondo: com idosos...



Mas a fisioterapia geriátrica vai muito além disso! É o idoso o paciente que mais apresenta complicações na saúde...seja ela de joelho, coração ou cérebro...Difícil é encontrar um idoso que não tenha nenhuma doença (mas existe, viu?!). 
Por exemplo, encontramos idosos com doença de Alzheimer, hipertensão, fratura de fêmur, incontinência urinária e/ou fecal e redução da visão e/ou audição. 
E, neste caso, o fisioterapeuta precisa ser da área de neurologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia/urologia e finalmente geriatra!!!

Somos uma mistura de todos os ramos da fisioterapia! Tentamos ao máximo amenizar cada um dos probleminhas do idoso (claro os que estão ao nosso alcance), e devolver a ele melhor qualidade de vida e inserção social. 

Mas a explicação não para por aqui não! Busquei no famoso Wikipédia o significado 'correto' de Fisioterapia geriátrica...assim não ficam dúvidas!!!

Encontrei no Wikipedia!!!
"Saber envelhecer é uma arte e uma virtude. O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela."

Nasce um novo Blog!



Boa noite!


*** Escrevo em verde porque é a cor da saúde*** 

Hoje eu estava selecionando fotos para fazer quadros e enfeitar minha sala de pilates, então me surgiu a idéia de criar um Blog com conteúdos da minha profissão (fisioterapeuta geriátrica e instrutora de pilates), tirar dúvidas de muitas pessoas!...mas calma...a intenção foi só criar e não preencher o Blog...preciso de inspiração...para publicar, aos poucos, matérias interessantes relacionadas ao pilates e à fisioterapia (principalmente na área de geriatria). 

Espero que gostem do meu blog e visitem para deixar perguntas e sair sem dúvidas! *** Posto uma foto do grande criador do método pilates, Joseph Pilates realizando o exercício Teaser***

"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia de minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes." (Joseph Pilates 1965 - 86 anos de idade.)"