sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pilates!!!

Hoje vim falar um pouco do método pilates...e espero tirar algumas dúvidas de vocês!

O método Pilates foi criado pelo alemão, Joseph Pilates, que teve seu primeiro Estúdio de Pilates em Nova Iorque no ano de 1923. Este trabalho só teve repercurssão por volta dos anos 40, principalmente entre dançarinos. Aos 87 anos, Joseph Pilates faleceu e, como não tinha herdeiros, sua esposa assumiu o Estúdio de Pilates. Na década de 70, sua esposa passou a direção para uma antiga aluna. Desde então, outros alunos de Joseph Pilates começaram a montar Estúdios de Pilates, trazendo inovação e avanço para o trabalho de 'Pilates'. Estes ex-alunos fizeram importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates!
E o método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica Pilates. Em 1991, Alice criou o primeiro estúdio brasileiro de pilates.

E graças ao Joseph Pilates e a Alice Becker Denovaro que hoje temos, nas clínicas e academias mais próximas de nossas casas, uma sala ou estúdio de pilates...  :o)

Para quem pratica ou quer praticar o pilates, é muito importante conhecer os príncípios da técnica. São eles:

- Concentração: Mind-Body conection. Que seria a ligação que temos mente-corpo, onde o corpo obedece o que a mente informa. Se você não concentra, não consegue realizar muitos dos exercícios. É preciso pensar e imaginar a execução do movimento para concluir a mesma.

- Respiração: É trabalhada a respiração fisiológica, normal. Mas é importante lembrar que nem todos respiram de forma fisiológica. Alguns respiram 'puxando o ar lá pra cima, enchedo o peito', outros já 'puxam o ar pra barriga, estufando a barriga'...e qual é a respiração certa então??? É aquela que você consegue afastar as costelas. Aumentando para os lados e para trás o tórax...nunca para cima ou para diafragma ('barriga'). Coloque suas mãos nas costelas (lateral do tórax) e cruze os dedos no centro. Ao respirar, sinta seus dedos afastando do centro quando inspira (puxa o ar) e voltando ao centro quando expira (solta o ar). FOTO.

E quando eu inspiro ou expiro??? Geralmente as expirações são feitas durante o esforço. 

Exemplo: Naquele exercício comum chamado 'abdominal' (que todo mundo conhece e faz em academias), você inspira pelo nariz em repouso, solta o ar pela boca enquanto sobe e contrai a musculatura do abdomen e retorna para posição inicial inspirando novamente. Ou então, inspira em repouso, contrai expirando, para lá em cima e inspira novamente, retornando com a inspiração. Lembrando que o momento de inspirar e expirar não são tão importantes quanto o próximo passo e a respiração fisiológica!!!

O treino da respiração fisiológica pode se feito em qualquer posição!


- Centrando: Também chamado de CORE ou POWER HOUSE. Mas o que é isso??? É a contração do transverso do abdômen. Sabe quando a calça jeans está apertada e o zíper não fecha??? Aí você 'murcha' aquele pedacinho inferior da barriga pra conseguir fechar o zíper?? Então, você está contraindo o transverso do abdômen...E pra que??? Ele é muito muito muito importante para proteger a coluna. Em conjunto com outros músculos, ele age como um cinturão pélvico, que vai estabilizar sua coluna! Então contraia o transverso do abdomen sempre que estiver fazendo algum exercício ou esforço. Também podem fazer aquela 'forcinha de segurar o xixi'...também contrai o transverso!!!

- Controle: Não deve ocorrer excesso de movimento. Se existe hipermobilidade ou rigidez, tudo isso será corrigido!

- Movimento fluído: Os movimentos devem fluir levemente, com harmonia. O mais natural e dinâmico possível. Não são movimentos como os da musculação que você faz 10 e para. No pilates você movimenta como um ciclo.

- Isolamento integrado: Os exercícios são divididos em etapas...e assim que vc faz um, associamos ao outro. Exemplo: Primeiro ensino o movimento das pernas (sem os pés) e assim que você consegue realizar sem erros, acrescento o movimento dos pés...ou braços.

- Rotina: Para ter benefícios com o método pilates, como em toda atividade física, é necessário seguir uma rotina. Quanto mais você treina, mais facilidade terá de realizar os movimentos e mais o instrutor terá que difucultar seu nível. Pode ser feito todos os dias e associado com outros exercícios, como musculação, spinning, jump, caminhada, corrida....ou qualquer outro, desde que você utilize os princípios do pilates para todas as atividades que desejar fazer. Cientificamente falando: um dia na semana não faz efeito. Porém, falando a minha opinião: mais vale um dia de atividade na semana que nenhuma! É melhor exercitar um pouquinho que ser sedentário!!!

Espero que tenham aprendido um pouco sobre o método!



   Foto Poster do APPI - Australian Physioterapy & Pilates Institute - o curso que fiz foi dado por Nikki, instrutora australiana do APPI de Londres. Aos fisioterapeutas: eu indico!

Um comentário:

  1. Adorei o artigo, muito esclarecedor, até quem não pratica pilates pode se beneficiar com suas dicas durante os tipos de exercícios!!!!!
    Bj

    Vivi

    ResponderExcluir